Rede DHCP
Quando estamos estudando redes de computadores, nos deparamos com suas divisões em protocolos, um deles é o protocolo DHCP que significa: Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede), é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite a obtenção de um endereço IP automaticamente.
A importância desse protocolo em uma rede
Todo equipamento conectado a uma rede de computadores precisa de um endereço de IP para que possa ser acessado, na prática em redes pequenas isso seria uma simples tarefa em direcionar um IP manualmente para cada equipamento; ex. (uma rede em uma casa com 3 computadores). Agora vamos imaginar uma rede corporativa com 100 computadores, seria uma tarefa árdua colocar em cada um. Por esse motivo foi idealizado essa ferramenta.
A ferramenta ou protocolo DHCP tem exatamente essa função, um servidor DHCP é capaz de distribuir automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores a partir do momento que são conectados à rede. A distribuição do IP de cada equipamento é configurada dentro do servidor DHCP através de faixas de endereços pré-configuradas e toda vez que o equipamento é desconectado esse endereço ou IP fica disponível para a conexão de um novo equipamento de forma randômica.
Quando um equipamento se conecta a uma rede ele envia um pacote ao servidor DHCP com um pedido de configurações. O servidor responde para o equipamento com um número de IP gerenciado dentro de uma faixa pré-configurada e envia ainda outras informações necessárias ao funcionamento como por exemplo(gateway padrão, nome de domínio, DNS, etc).
Modos de Funcionamento
Ele pode operar de três formas: automática, dinâmica e manual.
Automática, no qual uma quantidade de endereços de IP (dentro de uma faixa) é definida para ser utilizada na rede. Neste caso, sempre que um dos computadores de uma rede solicitar a conexão com ela, um destes IPs será designado para a máquina em questão.
Na dinâmica o procedimento é bem parecido com o efetuado pela automática, porém a conexão do computador com determinado IP é limitada por um período que pode variar conforme desejado pelo administrador da rede.
No modo manual o DHCP aloca um endereço de IP conforme o valor de MAC (Medium Access Control) de cada placa de rede de forma que cada computador utilizará apenas este endereço de IP. Utiliza-se este recurso quando é necessário que uma máquina possua um endereço de IP fixo.
O DHCP possui suporte para diversas plataformas, ele traz uma solução eficiente e fornece uma grande ajuda para os administradores de rede.