Backup(cópia de segurança)?

Backup(cópia de segurança)?

Qual a importância em fazer um Backup(cópia de segurança)?

Por que fazer backup dos dados é tão importante? Aliás, o que é backup? Essas são perguntas recorrentes entre gestores de empresas cujo ambiente de trabalho é informatizado.

O backup é um procedimento que visa garantir a segurança dos dados, por meio da criação de cópias de segurança, evitando que as falhas humanas, remoção acidental de arquivos como por exemplo, que acarretem na perda total dos arquivos ou comprometam a integridade deles.

Um estudo realizado pela EaseUs relata que a perda de dados acontece, geralmente, devido a acidentes (44%), ações equivocadas (32%) e de falhas no sistema/fornecimento de energia elétrica (21%).

Portanto, agora que você já sabe quão primordial é o backup, que tal conhecer alguns dos seus principais benefícios?

  1. Segurança dos dados

Os dados são bens altamente valiosos. Afinal, é a partir deles que informações são guardadas em cópias seguras em outras mídias ou em nuvens.

Diante dessa importância, a contribuição do backup para mitigar ações de ameaças virtuais como o ransomware (malware utilizado para extorsão e roubo de dados) prevenindo  empresas e pessoas físicas  de pagar altos valores para resgatar suas informações, é um fator de extrema relevância.

Outra possibilidade são eventos que envolvem desastres naturais; caso aconteça um incêndio, por exemplo, e todos os computadores sejam danificados, somente o backup (de preferência em nuvem e em mídias removíveis) asseguram que as informações possam ser recuperadas em plena integridade.

Fora isso, imagine se todas essas informações, de repente, fossem perdidas por causas diversas? Já pensou no quanto a você perderia com isso?

Nesse contexto, o backup é a solução mais confiável para estabelecer a segurança dos  e garantir que nenhuma ocorrência, por mais desastrosa que seja, ocasione em maiores prejuízos.

  1. Recuperação de dados

Mais do que simplesmente guardar cópias, o backup também consiste em processos de recuperação de dados que podem ser acionados sempre que necessário.

A vantagem da recuperação a partir de um sistema como esse é a agilidade com que a ela é feita, visto que todas as cópias são armazenadas de maneira organizada, facilitando a identificação dos arquivos que precisam ser restaurados.

Para enfatizar a relevância disso, vamos supor que uma empresa nunca tenha se planejado para fazer backups eficientemente e, de repente, o pior acontece. As cópias dos dados estão espalhadas por dezenas de dispositivos e locais da Internet, (e-mails, por exemplo), portanto, a recuperação dos arquivos seria altamente desgastante e nem um pouco ágil.

  1. Tipos variados de backup

Obviamente, quando se imagina que as maiores corporações do mundo investem em mecanismos de backup, é difícil enxergar viabilidade financeira e até mesmo tecnológica para implementá-lo numa empresa de menor porte ou até mesmo em sua casa.

A boa notícia é que existem tipos diferentes de backup; ou seja, há vários modos de se fazer cópias de segurança dos dados, detalhe que facilita a tarefa de escolher o método mais adequado ao porte, infra-estrutura, ambiente e quantidade de informações acerca do negócio.

Os sistemas de backup disponíveis do mercado também são flexíveis, aplicáveis a todos os tipos de usuários. Muito disso se deve à evolução e popularização da computação em nuvem que, sem dúvidas, é uma das tecnologias que mais viabilizam soluções de ponta.

  1. Prevenção às falhas humanas

Há um tempo os processos de backup eram feitos manualmente, portanto, era algo passível de falhas humanas, gerando atrasos, procrastinação ou, até mesmo, esquecimento por parte do departamento responsável.

Atualmente, o mercado oferece sistemas mais sofisticados, capazes de executar backup automaticamente, online (enviando as cópias para um ambiente de nuvem) e em tempo real, garantindo que nenhum arquivo seja perdido.

  1. Controle de custos

Imaginemos o seguinte cenário: um funcionário tem o seu laptop furtado, isto é, um dispositivo utilizado para o trabalho algo possível de acontecer em empresas que implantaram o conceito de BYOD (Bring Your Own Device), por exemplo.

Normalmente, a perda do notebook acarretaria em pequenos prejuízos. Porém, o mesmo notebook pode resultar, em média, num prejuízo enorme, caso os dados corporativos estejam nele armazenados.

O backup é uma excelente alternativa para evitar um dano financeiro, afinal todos os dados gerados pelo laptop do colaborador são copiados automaticamente e armazenados em outro ambiente  um servidor localizado em outra cidade, por exemplo.

  1. Satisfação dos clientes

Quando uma empresa se torna responsável por dados de clientes, é certo que a equipe de TI sofrerá grandes cobranças se algum problema ameaçar a integridade das informações. Naturalmente, saber onde estão os seus dados é a única resposta que os clientes exigirão.

Se a empresa em questão conta com um sistema de backup eficiente e bem estruturado, capaz de realizar as cópias de segurança automaticamente e em tempo real, a equipe conseguirá resolver o problema rapidamente e deixará os clientes satisfeitos, seguros de que sempre terão os seus dados à disposição.

Devido à importância dos dados para a empresa, fazer o backup está longe de ser uma questão de ser uma escolha ou um capricho, fato é que já se tornou uma necessidade.

A grande onda de cibercrimes que estão assolando o mundo digital, as falhas (físicas e lógicas) que a infra-estrutura está sujeita a sofrer e os riscos adventos de desastres naturais são alguns dos motivos que justificam a importância do backup.

Logo, que fazer backup é uma questão de prioridade se você valoriza as informações e depende delas , o backup é um assunto que deve entrar em pauta o quanto antes!