Tendências tecnológicas

Tendências tecnológicas

O mundo está mudando e de pressa, os avanços tecnológicos transformaram a formam nossas vidas. Você lembra aquele tempo em que não usávamos o celular para praticamente todas nossas atividades? Pois é.
São exemplos que mostram como a tecnologia pode ser usada para o bem. Para dar mais conforto à vida das pessoas em caráter doméstico. Para proporcionar soluções práticas e baratas a jovens empreendedores. A criar opções sustentáveis que aumentam produção e reduzem impacto ambiental.
Machine Learning – máquinas que aprendem
Trata-se, basicamente, a capacidade de aprendizado das máquinas. Ou seja, ao invés de apenas repetir padrões programados, agora as máquinas são capazes de reconhecer novos procedimentos e “aprender” com essa experiência sem necessidade de ter um histórico. Isso permite que máquinas reconheçam rostos, linguagens e padrões, o que cria uma série de perspectivas e oportunidades.
Este é um ponto revolucionário da informática que vem evoluindo muito nos últimos anos, capacitando máquinas para reconhecimento facial e lingüístico, além de proporcionar amparo para profissionais de inúmeras áreas.
Retail Experience
A consulta facilitada a faixas de preços proporcionadas pela internet gerou um novo desafio ao ramo do varejo. Como fidelizar um cliente? Fazer com que ele se lembre de sua marca sempre que necessitar de um produto vendido por você. Unindo tecnologias como Machine Learning, Big Data, bots e Gamification, você pode abrir canais de diálogo e conquista de seu público, entregando conteúdos feitos especialmente para cada indivíduo.
É ótimo saber que uma empresa que contratamos nos conhece. Então, a idéia do Retail Experience é justamente explorar as possibilidades dos dispositivos para gerar conquista.

Bots – robótica aplicada a software
Bots são tipos de software que realizam tarefas de forma automatizada na internet. Os bots vêm de um novo paradigma relacionado à robótica: eles definem que um robô não precisa ter um “corpo”. Ele pode apenas fazer uma máquina desempenhar uma função. Pode até parecer complicado, mas você certamente já lidou com vários bots sem nem perceber. Eles estão espalhados por toda web, operacionalizando das mais ínfimas, como seu atendimento de call center, às mais complicadas tarefas.

Casa inteligente
Um exemplo interessante de como os bots vem sendo utilizados em caráter doméstico – e não mais apenas em um contexto de operações empresariais – são suas recentes aplicações na criação de casas inteligentes. Já imaginou se sua casa abrisse a porta através de reconhecimento facial? Se suas luzes fossem ajustadas por comandos de voz? Isso sem falar em eletrodomésticos que podem ser geridos via dispositivos. Soluções que prometem facilitar a vida de todo mundo.
Hololens – experiências virtuais
Por anos, a tal “realidade virtual” pareceu uma referência distante. O sonho de explorar ambientes virtuais em casa parecia algo intangível. Porém, avanços recentes na área tornaram o procedimento bastante simples. Um exemplo é o Hololens, da Microsoft. Hoje, em casa, você pode interagir com ambientes mágicos desenvolvidos digitalmente. Isso vem criando novas perspectivas para games e para a indústria do entretenimento em geral.

Skype Translator – sem barreiras de linguagem
Um mundo em que transações são globais, exige que barreiras da linguagem sejam superadas. Com o Skype Translator, você pode conversar com pessoas do mundo inteiro com tradução em tempo real. A solução reconhece mais de 50 idiomas e funciona para chamadas de voz. Ainda em processo de evolução, o Skype Translator promete aprimorar relações internacionais.
Gamification – experiências lúdicas
A internet e a evolução dos devices, com opções interativas ilimitadas, criaram novas formas de diálogo entre empresas e prospects. Deste cenário surgiu o conceito de gamification, que consiste na atração de usuários através de experiências lúdicas. Isso mesmo, jogos, como o próprio nome diz. Assim, possíveis clientes têm contato com sua marca enquanto se divertem. Estimule a criatividade de seu público e ganhe credibilidade e engajamento.

Novos panoramas de bases de dados
Mais velocidade, menos demanda de energia. Estas são as palavras de ordem que regem o novo panorama da criação de bases de dados. Com cada vez mais dados em nuvem, é imperativo que empresas ligadas à tecnologia forneçam um serviço que garanta o conforto e a segurança que o cliente merece. Este desafio – prover agilidade de maneira sustentável – vem gerando iniciativas criativas por parte das empresas. O que nos leva ao próximo item…
Datacenter submarino
É isso mesmo, a Microsoft literalmente criou um banco de dados abaixo do oceano. Isso aconteceu na costa da Suécia, e promete levar mais velocidade a moradores de regiões costeiras (maior parte da população mundial vive em regiões próximas ao mar). Além disso, a proposta permite que todos os dados disponíveis na nuvem sejam processados sem o risco de aquecimento exagerado e com energia sustentável.

Share

Tópicos recentes